Páginas

20.11.17

PROJETO INTERVENÇÃO URBANA - MOSAICO ARTÍSTICO por Moema Branquinho

PROJETO INTERVENÇÃO URBANA com Mosaico Artístico por Moema Branquinho 

 Programa Rio Novo Olhar da Comlurb - 2017 

A artista visual Moema Branquinho, especializada em mosaico artístico pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts em Paris, vem realizando inúmeros projetos, sendo tanto obras de pequeno ou grande porte, como também obras escultóricas ou de arquitetura na criação e execução de painéis e pisos para decoração de interior. Além das atividades em torno da Arte Musiva, a artista realiza palestras, exposições apresentando o mosaico como arte expressiva. E oferece consultorias, cursos e workshop para artistas e curiosos que queiram conhecer esta arte do mosaico. Moema atua também como arte educação, desenvolvendo projetos artísticos, programas sociais, ambiental em escolas, empresas, instituições de ensino, ONG... Para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi realizado e inaugurado em fevereiro de 2014 o Banco Panorâmico Gaudí situado as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, projeto este que a artista desenvolveu com seus alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula. Atualmente está desenvolvendo um projeto exclusivo para a Praça Compositor Mauro Duarte, em Botafogo. Trata-se, de criar uma nova "roupagem", em mosaico, nos bancos de concreto já existentes neste local. A artista titulou esta INTERVENÇÃO URBANA como Caramanchão Da Aleia Gaudí, um dos espaços bucólicos da praça composto por 8 bancos, inserindo mosaicos sobre a base superior. Moema elabora (tece) um mosaico com as diversas peças mesclando desenhos, formatos, criando um multi-mosaico, ou seja uma nova composição, no qual ela traçou e definiu o tema de cada um dos 8 bancos. A ideia seria justamente fazer uma unidade. Moema convidou então cerca de 25 artistas para contribuir com este belo projeto, com o intuito de se compor um mosaico coletivo, sob a sua coordenação artística e conceitual.


Moema propôs aos participantes que criassem peças em pequeno e médio formato a partir de iconografia do Parque Güell, em Barcelona. São imagens estampadas nos bancos sinuosos e nas rosáceas das luas e sois encontrados no teto do mercado do parque. Este, trata-se de importante e impactante obra dos catalães Antoni Gaudí e Josep Maria Jujol, cujos trabalhos serviram de referência para a composição do Projeto.



Visando a integração tanto de mosaicistas experientes como de iniciantes, diversos artistas, brasileiros e estrangeiros, foram convidados a participar. Dessa forma, Moema Branquinho pretende contemplar e agregar uma gama variada de artistas mosaicistas, criando um verdadeiro "mosaico humano" em que todos os envolvidos possam expor sua arte. Com este Projeto de Intervenção Artística e com a contribuição de tantos talentos ganham um presente os usuários da Praça Compositor Mauro Duarte! Mas, principalmente, ganha a Cidade do Rio de Janeiro, que com sua beleza natural, é um estímulo e convite às artes!



Relação completa de artistas participantes que gentilmente contribuíram com o projeto:

 Acenizia Santana (BA), Ana Luzia Cunha (RJ), Andrea Barbieri (RJ), Angela Mello (RJ), 
Bia França (RJ), Charlotte Young (RJ), Claudia Pinto (RJ), Denise Sandes (SP), 
Fátima Bevilacqua (RJ), Flávia Azevedo (RJ), Flor del Ceibo (Corrientes,Argentina),
Gustavo Rafael (Buenos Aires, Argentina),Hermes Ferreira (RJ), Letícia Melara (PR), 
Luciana Fonseca (RJ),Luciana Teles (RJ),Magues Souza (RJ), Maria Artemis (RJ), 
Mariana Devoto (Buenos Aires, Argentina), Moema Branquinho (RJ), 
Monike Silva (RJ), Nilo Oliveira (RJ), Olivia Alvarez (RJ), Quele Pícoli (RJ), 
Rosangela Kusma Gasparin (PR) e Vania Carvalho (RJ). 

 E também a atuação de alguns alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Úrsula.









CONTATO: 021 993421772 - mbranquinhomosaico@yahoo.com.br 
www. mosaico-contemporaneo.blogspot.com

Nenhum comentário: