Páginas

20.11.17

FESTIVAL DE ESCULTURAS ITINERANTES

Exposição Coletiva - Vila Cultural Cora Coralina - Goiânia - GO


(detalhe): "Elementos da Paisagem" -  2015  - foto:Alex Moreira Alves





(detalhe): "Elementos da Paisagem" -  2015  - foto: Paulo Jorge Gonçalves


"Elementos da Paisagem" -  2015    

Material:  mármore, granito, vidro, vidro derretido, pedras, mosaico folheado de ouro 24 K, 
cerâmica e pigmento sobre concreto.
Dimensão: 46 x 101 x 65 cm            


"Acreditamos que seja possível estabelecer no universo da imaginação, 
uma lei dos quatro elementos que definam as diversas visões materiais 
que integrem o fogo, o ar, a água ou a terra".   Gaston Bachelard




 (detalhe): "Elementos da Paisagem" -  2015  - foto: Paulo Jorge Gonçalves

A
                    A escultura "Elementos da Paisagem" sintetiza os quatro elementos; criando uma integração entre o ar, a água, a terra e o fogo através de diferentes materiais e formas sobre uma mesma superfície, explorando suas cores e seus ritmos. Apesar de distintas maneiras de expressar os elementos, todos têm uma unidade entre si; todos estão ligados direta ou indiretamente à natureza e se compõem fazendo uma fusão. Há uma composição, um dialogo de fragmentos com contrastes de materiais, onde a sutileza das linhas, formas e texturas se harmonizam, permitindo a fluidez no tratamento, suavizando a brutalidade natural do material lítico, face ao material vítreo.

 (detalhe): "Elementos da Paisagem" -  2015  - foto:Alex Moreira Alves

                    Os materiais empregados para a execução desta escultura foram diversos, (como pedras,  mármores, vidros derretidos e vários tipos de vidros) de  maneira a descobrir intensamente a expressividade de cada material, criando contrastes evidentes  entre os materiais lítico e vítreo. Tudo isso sobre uma base de concreto. Este corpo cimentício tem um formato ondulado sendo inspirado na natureza, criando fragmentos imaginários a partir de fotografias aéreas das cidades e das paisagens fazendo um dueto entre cortes da camada da terra e de feridas de um corpo sofrido... onde se percebe o contraste da terra, a erosão, os rios e os ritmos e os movimentos do solo. Sugerindo sensações entre o orgânico e o mineral.

                        Moema faz a releitura dos quatro elementos da natureza criando uma pele visceral; fazendo uma assemblage¹ e explorando  também os contrastes entre a opacidade, a translucidez e o brilho das peças, principalmente a irregularidade dos materiais pétreos e vítreos extraído pelo corte no seu processo de fragmentação com a ajuda de uma martelina e uma talhadeira ou de uma torquês (ferramentas para cortar mármores, granitos e vidros).

            A artista retrata muito bem a sua relação com a natureza, unindo diversos materiais para execução de sua escultura, tecendo um fluxo que ora dialogam com as  formas orgânicas e a paisagem imaginária de cada um que a observa.

¹ Assemblagem - palavra de origem francesa que significa unir, formar

 






CONTATO: mbranquinhomosaico@yahoo.com.br
www.mosaico-contemporaneo.blogspot.com

Nenhum comentário: